quarta-feira, 15 de julho de 2009

Perebas eternas!

Me acordei hoje com as orelhas perebentas, pingando meleca... e resolvi fazer um post sobre isso. Tenho MUITOS problemas alérgicos, mas esse é de certa forma bem comum (principalmente entre as mulheres) e as pessoas chamam popularmente de "pele de rico"ou "orelhas de rico". Esse nome foi "dado" pelo fato de normalmente o ouro de alta quilatagem e a prata pura causar pouca ou nenhuma irritação a pele das pessoas que possuem esta sensibilidade cutânea . Existem outros metais, produtos e medicações que também podem causar essa reação alérgica. O nome desta patologia é Dermatite de Contato.

O que é dermatite de contato?

A dermatite de contato é uma reação alérgica cutânea que resulta do contato com uma substância que é usualmente inócua para os outros.

Quais são as manifestações comuns da alergia de contato?

A manifestção mais comum é uma lesão vermelha que coça, e que se desenvolve em alguns dias, após o contato da pele com uma substância. A área afetada primeiro começa a coçar, depois se torna vermelha e inchada com vesículas (pequenas bolhas d'água).
Embora usualmente restrita à área de contato, algumas vezes muito bem definida, a lesão pode se espalhar para outras regiões do corpo. Ocasionalmente, as lesões são mais crônicas, manifestando-se como uma placa que coça, que não cicatriza por semanas ou mesmo meses. Isto usualmente ocorre quando há contato freqüente com a substância, p.ex. a pulseira de um relógio.

Quais são as substâncias comuns que causam a alergia de contato?

A substância que causa alergia de contato é chamada de alérgeno de contato. Os alérgenos comuns de contato são:
- metais: níquel em bijuterias, cromo no cimento
- produtos de cuidado da pele p.ex. fragrâncias, lanolina
- medicação p.ex. flavina, neomicina

Um teste cutâneo pode confirmar uma alergia de contato. A região superior do tronco é usada como local para teste. Uma pequena quantidade do suspeito alérgeno de contato (diluído para uma concentracão não irritante), é aplicado na pele e é selado com fita hipoalergênica. Usualmente, vários alérgenos são testados simultaneamente. Eles são deixados na pele por 48 horas, e avaliados após 48 e 96 horas. Uma reação positiva indica que o paciente é alérgico à substância testada. Este é um procedimento muito seguro.

É necessário fazer um teste tão trabalhoso?

Muitas vezes é necessário. Um exemplo da necessidade do teste de contato é quando uma lesão persiste por um período longo. Um teste de contato pode ajudar a determinar a causa de uma lesão. Uma outra situacão em que pode ser importante o teste de contato é quando a dermatite pode ser causada pelo trabalho. Há muitas substâncias no local de trabalho que podem causar alergia de contato.

Há uma cura para a dermatite de contato?

Em muitos casos, remover a causa, i.e. o alérgeno do contato da pele, resultará na cura.
Usualmente, uma vez que a alergia a uma substância se desenvolveu, esta permanece por toda vida. Isto é, novo contato com a substância resultará em uma nova dermatite de contato alérgica. Isto é exatamente como uma alergia a droga. É recomendável para os pacientes carregar um cartão para lembrá-los e aos seus médicos de sua alergia de contato.

Fonte: www.derme.org

0 diagnósticos: