segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mitos e verdades sobre corpo e saúde

Dois médicos da Universidade de Indiana, EUA, lançaram recentemente o livro Don’t Swallow Your Gum. No Brasil, a obra tem o título provisório de Não Engula o seu Chiclete e deve ser publicada ainda neste ano pela WMF Martins Fontes. Os pediatras Aaron E. Carroll e Rachel C. Vreeman compilaram mais de 60 mitos e mostram, com base em pesquisas científicas, por que as pessoas não devem dar atenção a eles.


Chicletes ficam grudados no estômago por sete anos


O argumento pode até servir para frear a vontade das crianças de mascar um chiclete após o outro, mas é mentira. Realmente, é muito difícil para o organismo digerir um chiclete, o que não significa que ficará grudado no estômago. As gomas de mascar engolidas sem querer são eliminadas nas fezes.

Muito açúcar deixa as crianças hiperativas

Houve várias pesquisas e nenhuma comprovou que o açúcar mudou o comportamento das crianças. O que os doces alteram mesmo é a percepção dos pais. Em um teste, cientistas dividiram-nos em dois grupos: o primeiro recebeu bebidas açucaradas para dar aos filhos, e o segundo, líquidos sem açúcar, pensando que eram adoçados. Ambos grupos relataram que os filhos ficaram mais agitados. Ou seja, o efeito está apenas na mente dos adultos.

É preciso tomar oito copos de água por dia

Isso é um mito, segundo o livro. Não haveria provas suficientes para determinar essa quantidade como essencial. O nutrólogo Carlos Alberto Werutsky afirma, entretanto, que a necessidade média do consumo diário de água é de 3,7 litros para homens e de 2,7 litros para mulheres, considerando- se moradores de local de clima ameno e com atividades leves. Atletas precisam de quantidades diferenciadas.

Não faz mal comer algo que caiu no chão

Não é uma prática muito recomendada. Estudos mostram que a bactéria salmonella (normalmente encontrada em ovos e que causa febre e diarreia), por exemplo, permanece viva no chão seco por até quatro semanas e pode ir do piso à comida, em menos de cinco segundos. Nem mesmo soprar em seguida para tirar a sujeira adiantaria muito.

Posso morder um petisco e depois mergulhá-lo no molho compartilhado por outros

Errado. Não é recomendado pegar uma batata frita mergulhar na maionese, morder e em seguida voltar para recarregar o petisco com o molho. A segunda inserção da batata joga milhares de bactérias que antes estavam na boca para dentro do pote de maionese. Se uma outra pessoa quiser comer o molho, levará junto uma boa dose de bichinhos.

Misturar frutas com leite provoca mal-estar

De acordo com Werutsky, há variações de pessoa para pessoa. A alergia alimentar pela ingestão de determinados alimentos ou a mistura deles podem, sim, causar algum mal-estar, mas isso não é a regra. Cada pessoa deve saber seu limite e, quando sensível à mistura, precisa sempre evitá-la.

Medicamentos para gripe ou tosse sem prescrição médica são seguros para crianças

Não, por dois motivos. Primeiro porque eles simplesmente não funcionam direito. Os autores do livro afirmam que os remédios contra a gripe não são eficazes para crianças. Além disso, apresentam efeitos colaterais sérios, como batimento cardíaco anormal, perda de consciência e danos cerebrais.

Nascimento de dentes provoca febre

Para Carroll e Rachel, é mito. Não há provas científicas, apesar de muitos pais, principalmente os de primeira viagem, acharem que a relação existe. Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Joaquim Cerveira, a febre pode ser ocasionada pelo nascimento dos dentes, mas essa não deve ser a primeira suspeita dos pais.

Comer à noite engorda

O assunto é controverso. Apesar de especialistas afirmarem que se alimentar antes de dormir atrapalha a digestão, estudos também apontam que o ganho de peso está relacionado à quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia, e não ao horário das refeições. Segundo o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, independentemente do turno, sempre que houver ingestão maior do que a necessidade de energia haverá tendência ao acúmulo de gordura.

O flúor da água é perigoso

Pelo contrário, a água potável com flúor é muito boa para a saúde bucal. Pesquisas mostram que a estratégia reduz muito a quantidade de crianças com problemas dentais. Vale ressaltar que o medo de que o flúor aumente a incidência de pessoas com síndrome de Down se mostrou sem embasamento científico.

Chupar bico entorta os dentes

É verdade. Segundo o dentista Joaquim Cerveira, chupar bico ou dedo é um hábito nocivo, que pode provocar uma deformação na arcada dentária da criança. Causa um problema no posicionamento dos dentes. A dica é utilizar bicos ortodônticos, menos agressivos e, aos poucos, fazer a criança largá-los. Há especialistas que condenam o uso de qualquer tipo de chupeta.

Antibióticos anulam o efeito da pílula anticoncepcional

Mito, segundo o livro. Uma revisão literária concluiu que antibióticos comuns, vendidos livremente nas farmácias, não cortam o efeito das pílulas. Mas o ginecologista Marcos Wengrover Rosa, do Hospital Moinhos de Vento, alerta que alguns tipos podem reduzir o efeito contraceptivo. Por isso, é sempre importante a paciente informar ao médico se usa ou não esse método.

Solteiros fazem mais sexo

Não. O livro cita uma pesquisa americana que avaliou o comportamento sexual de solteiros e casados. Entre os solteiros, 23% afirmaram não ter tido relação sexual no ano anterior. Entre os casados, o índice ficou bem abaixo, mostrando-se muito mais animador: apenas 1% estava sem sexo. O psiquiatra Luciano Billodre Luiz afirma que a frequência das relações entre um casal pode reduzir com o tempo, em função da troca do sexo por outros estímulos afetivos. Para o solteiro, o tempo passa igual, e outros fatores emocionais também passam a atraí-lo com o avanço da idade.

A urina deve ser clara

Nem sempre. Se por um lado a urina clara significa que você está bem hidratado e bebendo o suficiente de água, por outro, a urina escura demonstra apenas uma concentração maior de resíduos sendo eliminados. Segundo o urologista Rafael da Luz Boeno, do Hospital Moinhos de Vento, a urina escura pode ser indicativo de que algo não está bem. A cor turva ou escura pode indicar a simples presença de corante, seja por alimentos (balas, beterraba ou amoras) ou medicamentos, mas também desidratação, febre, infecção urinária, sangue na urina ou alterações no fígado.

Chocolate provoca espinha

No Brasil, pais costumam repreender os filhos quando consomem muito chocolate. Entre os argumentos mais repetidos, está o de que comer muito doce, inclusive os achocolatados com leite, provoca espinhas principalmente no rosto. Segundo a dermatologista Tania Cestari, estudos realizados nesta área não apresentaram relação de causa e efeito entre consumo de chocolate e acne. Ou seja, os pais terão de mudar o argumento para convencer a gurizada.

O frio pode deixá-lo doente

Parcialmente verdade. O frio em si não é prejudicial à saúde, a não ser para portadores de problemas respiratórios crônicos. Doenças comuns, como gripes, são disseminadas mais rapidamente no inverno por causa de outros fatores ligados ao frio, como aglomeração de pessoas e permanência por mais tempo em ambientes fechados. Porém, o inverno traz seus males: aumenta a quantidade de eventos cardíacos, lesões musculares e dores nas articulações. Agasalhe-se bem.

Quem pisa no chão frio sem meias pode adoecer

De acordo com o pneumologista Luiz Octávio Freire, o simples fato de pisar no chão frio não deixa ninguém doente. Em dias frios, as extremidades, assim como o resto do corpo, devem permanecer aquecidas. Permanecer com os pés sem proteção é desaconselhado em qualquer caso durante o inverno, pisando ou não em assoalho frio

Usamos só 10% do cérebro

Não, usamos muito mais. O avanço das pesquisas mostra que várias partes do cérebro são ativadas ao longo do dia. Segundo o chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, Nilo Lopes, o cérebro está em atividade mesmo quando estamos inertes ou dormindo. Outra evidência de que a máxima é falsa foi percebida em uma avaliação dos danos cerebrais. Qualquer região do órgão que deixe de funcionar, por causa de um acidente de trânsito, por exemplo, trará consequências sérias, como dificuldades na fala e na locomoção.

Não acorde um sonâmbulo

Nunca um sonâmbulo morreu ao ser acordado enquanto perambulava de madrugada. Acordá-lo pode até provocar um susto ou alguma reação agressiva por causa da confusão mental do momento. Por isso, antes de despertar alguém, é bom tomar algumas precauções básicas de segurança. Retire qualquer objeto perigoso do quarto, feche portas e janelas. Antes de acordá-lo, tente fazê-lo retornar à cama, ainda dormindo.

Ler com pouca luz prejudica a visão

Meia verdade. Ler com pouca luz não é o mais indicado. O principal problema é que o esforço extra provoca ressecamento dos olhos. Algo ruim, mas que não causa um dano grave. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e oftalmologista do Mãe de Deus Medical Center Jacó Lavinsky afirma que a prática não gera danos orgânicos permanentes. O que ocorre é que a visão não é muito eficiente no escuro, pode causar dor de cabeça, sono ou vermelhidão nos olhos.

Estalar os dedos causa artrite

Mito. Em estudos sobre mãos realizados em adultos, constatou-se que a maioria dos pacientes com artrite não tinha o hábito a estalar os dedos. O chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Ricardo Machado Xavier, também diz que não há provas de que o hábito cause artrose (desgaste da junta e alargamento dos dedos).

Pés grandes indicam que o pênis também é grande

Muitos acreditam que o tamanho não apenas dos pés, mas também dos dedos e das mãos, aponta para uma relação direta com o pênis. O livro cita dois estudos realizados com vários homens que rechaçaram essa teoria. Segundo os autores, as mulheres podem olhar à vontade para os pés e os dedos sem nunca saber a verdade.

Fonte: Daniel Cardoso, Zero Hora

0 diagnósticos: