domingo, 13 de setembro de 2009

Homens têm 77% mais chances de desenvolver câncer

Em média, os homens têm 77% mais chances de desenvolver câncer do que as mulheres. A conclusão é de levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que chegou a esse número fazendo uma conta que excluiu os cânceres relacionados com o sexo do paciente: próstata, mama, ovário e útero. O próprio coordenador de Prevenção e Vigilância do Instituto, responsável pelo levantamento, se surpreendeu. “A gente não esperava encontrar tanta diferença. É um dado alarmante", afirmou Cláudio Noronha.

O INCA também descobriu que a probabilidade de um homem morrer de câncer é 85% maior do que entre as mulheres.

Mas não existe razão biológica para isso. Homens adoecem e morrem mais de câncer porque se expõem mais aos fatores de risco da doença, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, dieta desequilibrada (rica em gorduras e pobre em fibras) e sedentarismo.

"No Brasil hoje, a prevalência de tabagismo é o dobro entre os homens do que entre as mulheres. Os homens se expõem ao consumo de bebidas alcoólicas quase três vezes mais do que as mulheres", explica Noronha.

Para reduzir a chance de surgimento do câncer, deve-se reduzir o consumo de alimentos conservados com muito sal (picles, peixes salgados, charque, carne de sol); bebidas e alimentos muito quentes; pães e cereais mofados que contém uma toxina chamada aflatoxina; gordura animal; carnes enlatadas; churrasco; e embutidos, como presunto, salame e salsicha.

Também importante é adotar hábitos saudáveis, como comer pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes todos os dias e fazer atividade física.

Fonte: INCA

0 diagnósticos: