segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Detecção precoce para câncer de mama é aprovada no SUS

Repasse de importantíssimas notícias!
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (9), projeto de lei de autoria da Senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que inclui, entre as ações de saúde asseguradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a detecção de biomarcadores para tumores de mama.

Esta medida deve beneficiar mulheres com antecedentes familiares de câncer de mama além de ajudar a modificar o trágico cenário nacional no combate a esta doença – 80% dos casos são diagnosticados tardiamente o que aumenta o risco de morte e mutilações.

Segundo a senadora, a estimativa para 2008 e 2009 é que ocorram 49 mil novos casos de câncer de mama e de 19 mil de colo de útero. O câncer de mama, destacou, é o que causa o maior número de óbitos, especialmente entre mulheres de 40 a 60 anos.

Para que os leitores entendam, biomarcadores são proteínas específicas produzidas pelas células do câncer de mama e que podem ser detectados mesmo antes do tumor se desenvolver. Sua importância na prevenção dos casos em mulheres com história familiar ou que já tiveram a doença é imensa!

Até que enfim boas notícias sobre este assunto a nível de Brasil!

Fonte: O Médico e o Paciente

0 diagnósticos: