Se uma escola privada cometer erro ao formular questões nas provas, se errar nos gabaritos etc. é incômodo na certa, ninguém perdoa, pobre escola e pobre professor, ih, esse já foi posto sumariamente na rua! E se o mesmo erro acontecer no ano seguinte? Bom, aí teremos novas demissões. Um escândalo! A escola será crucificada, já era, quem mandou errar?
Eu falei escândalo, é, mas esqueci de dizer que será escândalo somente se acontecer numa escola privada. Ah não? Dá só uma olhadinha no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Tranquilo que nem água de poço! Rsrs. É, mas sinto dizer que esse tal exame tem histórias pra contar. Uma coleção de escândalos. Acho mesmo que o ENEM, por alguma razão inexplicável, optou em colecionar escândalos, coleçãozinha infame essa, tchê. Fico pensando no prejuízo dos alunos, muitos com dificuldades financeiras até pra comparecer no local das provas. Penso também no prejuízo econômico e moral do país. Óbvio, o ENEM já perdeu sua credibilidade, alguém duvida? Eu não. Mas pelo visto, os responsáveis pela educação brasileira não estão nem aí. O presidente Lula, como de hábito, em vez de tomar uma atitude condizente com a gravidade do problema, alardeou lá na África que "o ENEM foi um sucesso". Well, well. E nós com isso se ele gosta de escândalos?
Você não lembra o que aconteceu com o ENEM em 2009? Calmaí, vou refrescar tua memória. Em 2009 as provas foram furtadas da tal de gráfica PLURAL. Sim, cancelaram o contrato, colocaram panos quentes e caiu no esquecimento. Vai uma pizza aí? rsrs. Agora estamos em 2010, e pasme, temos novo escândalo: a gráfica não sei o nome, "esqueceu" de conferir um lote de 21.000 provas!! E precisamente as que saíram com erro!! Por Deus, chega de pizzas.
Esse ano minha irmã foi uma das pessoas"sortudas"que acabaram ganhando a famosa prova amarela (sim, esse azarão é de berço). Se ela foi prejudicada? Claro que sim! Os fiscais tentaram "tapar o sol com a peneira"dando aos alunos, vítimas do erro, provas da cor rosa. Mas o desenrolar da história demorou tanto tempo e causou tanto furor entre alunos e fiscais, que acabaram por perder muito do tempo precioso de resoluçao da prova. Sem contar que tiveram de passar suas respostas do caderno amarelo para o caderno rosa. Detalhe: as questões em cada caderno possui ordens diferenciadas (sistema anti- cola???), o que dificultou ainda mais a passagem de respostas. Tirando isso, toda a linha de raciocínio do indivíduo foi por água abaixo. E para amenizar os ânimos de todos (???) foi dado pelos ficais mais meia hora para TODOS afim de que a prova fosse finalizada.
Tenha dó...
O que era para ser motivo de total orgulho e admiração dos estudantes, tem se tornado um tormento imenso. Posso dizer que esse exame que era para ser um grande meio de inclusão social, tem se demonstrado uma verdadeira falta de respeito com os jovens - HÃM, HÃM alguns nem tão jovens assim. Existem muitos prós e contras em todo o sistema ENEM, porém na organização e aplicação das provas só temos visto grandes erros e inadmissíveis, capazes, e com razão, das grandes Universidades que acabaram decidindo por aderir ao sistema, desistirem e retornarem aos seus vestibulares sérios e eficazes. Algumas Universidades Federais do país já até se desvincularam...
Mudando um pouquinho de assunto, mas ficando por aqui mesmo, achei uma vergonha o Brasil ocupar o 73º lugar no IDH - Índice do Desenvolvimento Humano que a ONU fez publicar recentemente. Mas pensando bem, depois do que ouvi na TV, tenho mais é que botar minha viola no saco e cantar noutro lugar! Imagine você que, falando sobre o tal escândalo do ENEM, o Ministro da Educação isentou o INEP de qualquer erro. (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais--INEP é o organismo que controla o ENEM). E NEM aí para o escândalo...
1 diagnósticos:
O Enem é uma vergonha! Erraram ano passado e nao aprenderam com o erro!
E nao tem mais esse lance de escola, o problema esta em quem elabora e principalmente organiza!
Enfim,
Bjss
http://www.estilodistinto.com/
Postar um comentário