O que é dermatite de contato?
A dermatite de contato é uma reação alérgica cutânea que resulta do contato com uma substância que é usualmente inócua para os outros.
Quais são as manifestações comuns da alergia de contato?
A manifestção mais comum é uma lesão vermelha que coça, e que se desenvolve em alguns dias, após o contato da pele com uma substância. A área afetada primeiro começa a coçar, depois se torna vermelha e inchada com vesículas (pequenas bolhas d'água).Embora usualmente restrita à área de contato, algumas vezes muito bem definida, a lesão pode se espalhar para outras regiões do corpo. Ocasionalmente, as lesões são mais crônicas, manifestando-se como uma placa que coça, que não cicatriza por semanas ou mesmo meses. Isto usualmente ocorre quando há contato freqüente com a substância, p.ex. a pulseira de um relógio.
Quais são as substâncias comuns que causam a alergia de contato?
A substância que causa alergia de contato é chamada de alérgeno de contato. Os alérgenos comuns de contato são:
- metais: níquel em bijuterias, cromo no cimento
- produtos de cuidado da pele p.ex. fragrâncias, lanolina
- medicação p.ex. flavina, neomicina
É necessário fazer um teste tão trabalhoso?
Muitas vezes é necessário. Um exemplo da necessidade do teste de contato é quando uma lesão persiste por um período longo. Um teste de contato pode ajudar a determinar a causa de uma lesão. Uma outra situacão em que pode ser importante o teste de contato é quando a dermatite pode ser causada pelo trabalho. Há muitas substâncias no local de trabalho que podem causar alergia de contato.
Há uma cura para a dermatite de contato?
Em muitos casos, remover a causa, i.e. o alérgeno do contato da pele, resultará na cura.
Usualmente, uma vez que a alergia a uma substância se desenvolveu, esta permanece por toda vida. Isto é, novo contato com a substância resultará em uma nova dermatite de contato alérgica. Isto é exatamente como uma alergia a droga. É recomendável para os pacientes carregar um cartão para lembrá-los e aos seus médicos de sua alergia de contato.
0 diagnósticos:
Postar um comentário