segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Jogo educacional baseado em Prêmio Nobel de Medicina

O controle do ciclo celular é um jogo educacional baseado no Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina de 2001 que foi premiado por descobertas acerca do controle do ciclo celular.

---Jogo do controle do ciclo celular---
- O que acontece durante uma simples divisão celular - mitose?
- O que acontece quando a célula morre dentro do corpo?
- Como o corpo sabe quando fazer novas células?
- Quais são as diferentes fases da mitose?
- Em que ordem a divisão celular ocorre e quando e o que se certifica de que nada errado aconteça?
- Como um tumor cancerígeno pode ser formado?

O ciclo celular é a série de eventos que toma lugar como o crescimento celular e divisão. Em média este processo leva em torno de 24 horas em células de mamíferos. O jogo é fácil de seguir se você está familiarizado com as diferentes fases do ciclo celular (crescimento celular, duplicação cromossômica, crrescimento celular novamente, separação cromossômica e finalmente a divisão celular). Se você não está, preste atenção extra na imagem do ciclo celular na introdução.

Como um "supervisor de divisão celular", dentro do núcleo das células, você está a coordenar.o processo de divisao celular e fazer certo tudo para tudo acontecer na ordem correta.Se não, a célula irá ser destruída e você irá começar tudo de novo. Você também irá controlar agora e então, estar certo que nada aconteça com o material genético no caminho. Se você cometer também muitos erros, o nível de energia irá cair e a divisão celular não estará apta a proceder. O desafio é completar o jogo e fazer com que a célula se divida corretamente!

Você também pode assistir um curto video-clip em preto e branco de divisão celular.

Para quem tem interesse em adquirir um pouco/ um pouco mais de conhecimento sobre este assunto e sabe inglês , fica aqui minha dica ;)

Este jogo encontra-se em nobelprize.org

Fonte: Nobel Prize (minha tradução)

0 diagnósticos: