quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Nova descoberta sobre HIV em mulheres

Um grupo de cientistas descobriu uma variante genética do cromossomo sexual X que freia o desenvolvimento da Aids nas mulheres, informou hoje o geneticista Michael Krawczak em Kiel, norte da Alemanha. A conclusão deste estudo explicaria por que em algumas mulheres infectadas com o vírus HIV a doença demora muito tempo a se manifestar. A pesquisa foi coordenada no Instituto Fritz-Lipmann (FLI) em Jena, leste da Alemanha.

A descoberta poderia ser de grande utilidade na hora de prever o ritmo como a doença avança em determinadas pacientes. O pesquisador explicou que essa variante genética também poderia ser empregada, a longo prazo, para seguir investigando possíveis medicamentos que combatam a Aids.

No caso de algumas pessoas infectadas pelo HIV, podem se passar mais de dez anos desde o contágio e até que seja necessário o tratamento médico, enquanto aproximadamente metade dos pacientes precisam de medicação específica após um máximo de dois anos. Para as mulheres que possuem este gene a Aids demora quatro vezes mais tempo a se desenvolver, o que significa oito anos em média. Em torno de 15% das europeias possuem este gene, contra 3% das africanas e 50% das asiáticas.

Apesar de se tratar de um avanço em relação à Aids, ainda falta esclarecer 85% dos fatores genéticos que influem no desenvolvimento desta doença transmissível.

Fonte: American Journal of Human Genetics

0 diagnósticos: